Dica especial 1: [GEOLOCALIZAÇÃO] Como colocar sua empresa nos mapas do Google e torná-la disponível para quem está na sua localidade – Leme Digital
Dica especial 1: [GEOLOCALIZAÇÃO] Como colocar sua empresa nos mapas do Google e torná-la disponível para quem está na sua localidade

Dica especial 1: [GEOLOCALIZAÇÃO] Como colocar sua empresa nos mapas do Google e torná-la disponível para quem está na sua localidade

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Olá, como vai você hoje?

[AVISO IMPORTANTE] Você está nessa página porque visitou a página do curso Marketing Digital – Além das Mídias Sociais e escolheu receber mais informações sobre o treinamento, além de receber cinco dicas especiais. Este conteúdo disponível aqui NÃO É localizável pelo Google. De propósito. É destinado apenas a quem escolheu receber. Por isso te peço máxima discrição e que não compartilhe esse link externamente, ok? Bons negócios e boa evolução profissional!

Vamos à primeira dica?

1. Como colocar sua empresa nos mapas do Google e torná-la encontrável para quem está na sua localidade

Apesar de todo o crescimento nas vendas online no Brasil e no mundo, segundo dados da eMarketer (2014) é ainda no mundo físico onde ocorrem mais de 90% das interações comerciais.

Isso não significa que o varejo deva menosprezar o digital ou tratá-lo como um elemento menos importante de suas estratégias de vendas. Pelo contrário: cada vez mais o processo de decisão de consumo passa em vários momentos pelo digital.

É no digital que o cliente consulta as opções disponíveis para resolver seu problema, consulta opiniões de outros consumidores, visita reviews e sites de reclamações, consulta ofertas e compara as alternativas que atenderão a sua necessidade.

Se isso parece muito ligado ao comércio eletrônico ou lojas online e meio distante do varejo físico, cabe acrescentar que é um comportamento extremamente comum o de clientes consultarem as suas alternativas de consumo nos meios digitais antes de encerrarem a transação em uma loja física. Pergunte a algum amigo que recentemente tenha comprado um celular ou outro eletrodoméstico e há uma grande possibilidade de este ter consultado os modelos na internet antes de adquirir o seu aparelho em uma loja física.

O comportamento é tão comum que há quem arrisque dizer que 60% da decisão de compra de um produto já está tomada no momento em que o consumidor passa pela porta da sua loja. O papel de seu vendedor é facilitar essa compra e direcionar um atendimento atencioso e resolutivo às necessidades do cliente.

Se é no digital que o cliente busca alternativas para resolver seu problema, é no digital que ele busca também onde ir para resolvê-lo.

Por isso, nos dias de hoje, tão importante quanto atender a necessidade de seu cliente é ser encontrável por ele quando ele busca por você ou pelo produto que você vende.

Mesmo que você não tenha AINDA um site, existe a possibilidade de disponibilizar informações sobre seu negócio no Google. Endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos da sua empresa, produtos que você vende, se possui estacionamento e/ou aceita cartões… E tudo isso já integrado com o Google Maps, com possibilidade de criar uma rota do cliente até o seu negócio integrado aos aplicativos mais comuns de GPS, como o Waze.

E o melhor? O Google disponibiliza isso de graça!

Vamos começar?

Para iniciar, você clica nesse link aqui >>> Google Meu Negócio

Ao clicar no botão, você será convidado a aceitar os termos de uso e, a seguir, inserir o nome e endereço do seu negócio.

Se retornar uma mensagem de erro ao digitar seu endereço, não se preocupe: clique em “Deixe-me inserir detalhes completos de minha empresa” e você será direcionado a um formulário que permitirá a entrada das informações.

No campo “Categoria”, tenha bastante atenção na hora de escolher. Uma escolha equivocada vai prejudicar seu posicionamento quando seu cliente em potencial procurar por seu produto ou serviço.

Se você presta serviços na residência de seu cliente, escolher uma “área de cobertura” de seu atendimento é fundamental para ampliar a exibição de seu negócio a quem busca por seu produto ou serviço mesmo não estando tão próximo de você, desde que esteja em sua área de atendimento.

 

 

 

 

Essa é uma dica que ajuda a aumentar a frequência ao seu ponto-de-venda, ao seu varejo físico. Ajuda a guiar seus consumidores em potencial para o seu endereço.

 

 

 

Leonardo Leitão

Consultor de Marketing e Tecnologia, com experiência de mais de 10 anos como consultor do SEBRAE. Co-curador do espaço de Mídias Digitais da Campus Party Recife, desde sua primeira edição em 2012. Curador do espaço Mercado Digital na Feira do Empreendedor do Ceará nas edições de 2010 e 2012. Coordenador do Papos em Rede, tradicional evento de discussão sobre comunicação digital, marketing, tecnologia e cybercultura em Fortaleza. Diretor de Projetos Estratégicos do Instituto InfoBrasil de Inovação Digital - I3D. Autor dos livros “Dicionário de Tecnologia e Inovação” e “Captação de Recursos - Coletânea de instituições nacionais com linhas de financiamento para elaboração de projetos”.