Betânia Lácteos
Solução em
Customer Experience
Leme Digital

Fundada em 1971, a Betânia Lácteos é a maior indústria de lácteos e líder em processamento de leite no Nordeste, produzindo mais de 830 mil litros de leite por dia. Possui a liderança em UHT e vice-liderança em iogurtes na região, presente em mais de 55 mil pontos de vendas. Com 6 fábricas e 13 centros de distribuição no NE, a empresa emprega mais de 2000 colaboradores diretos e mobiliza 3,5 mil famílias produtoras de leite em cerca de 130 municípios nordestinos.

Com o propósito de criar maiores vínculos com seus consumidores e uma jornada de experiência e relacionamento mais duradora, a Betânia Lácteos sentiu a necessidade de um SAC 2.0 mais ativo, monitoramento de menções, comentários e interações em seus canais digitais, além de monitoramento da movimentação dos principais concorrentes nas redes sociais.

A partir destas interações do consumidor com a marca, podendo ser positiva, neutra ou negativa, essa experiência direciona as estratégias de Customer Experience da empresa com seu público.

Montamos uma equipe que é responsável por todo esse relacionamento e monitoramento diário dos canais digitais da marca e dos concorrentes (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e TikTok), além de menções à marca na web (sites e blogs).

São gerados relatórios diários com essas interações e insights para auxiliar nos direcionamentos internos da equipe de inteligência e marketing da Betânia Lácteos.

1

Atendimento ao cliente

– Identificação, categorização de tipos de menção da Betânia (neutra, positiva ou negativa) e gráficos para ajudar visualmente no entendimento dos dados;

– Monitoramento de menções nas redes sociais;

– Monitoramento de menções na web.

2

Análise das redes sociais dos concorrentes

– Monitoramento diário de campanhas e anúncios ativos dos concorrentes

3

Análise conteúdo concorrentes

– Destaques de conteúdo da concorrência nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e TikTok)

4

Destaques de interação do público nas postagens dos concorrentes

5

Tendências de busca no Google geral e específicas para palavras- chave definidas estrategicamente.

Além disso, temos:

– Acompanhamento semanal dos seguidores da marca e da concorrência.

– Estudos pontuais que incluem o levantamento de posts com maior engajamento da marca e de suas concorrentes.

– Resumo do relatório com insights a partir da análise do conteúdo do relatório.

No período de abril a dezembro de 2020 tivemos 12.195 interações de engajamento e 449 contatos de reclamações ou direcionamentos que nos ajudaram nessas decisões estratégicas.

Esse trabalho permitiu que a Betânia tivesse:

  • Possibilidade de identificar potenciais crises, podendo evitá-las ou melhor gerenciá-las;
  • Entendimento da jornada do cliente, passando pelo conteúdo e interação com a marca;
  • Oportunidade de mercado de oferecer uma experiência diferente em seus pontos de venda;
  • Recebimento de feedbacks para melhor direcionamento na experiência do consumidor;
  • Rápido acesso a problemas que podem ser solucionados junto aos seus distribuidores;
  • Uma melhor visão dos tipos de conteúdo que mais funcionam e que geram mais curtidas e comentários nas redes sociais, trazendo, assim, valiosos insights para definição e curadoria de conteúdo nas redes sociais.