Cuidar de você é nosso plano.

Unimed Ceará

Solução de
Inovação Digital

Leme Digital

Objetivo da Ação

O Bike Vida é uma iniciativa da Unimed Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o SAMU, que compreende atendimentos de baixa complexidade e amplia as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave.

A equipe é formada por três socorristas em bicicletas, fazendo atendimento de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes, funcionando diariamente das 5h às 21h.

Em 2020, a CASACOR precisou se reinventar devido à pandemia da COVID-19. O novo formato foi intitulado Janelas CASACOR, contando com contêineres na orla de Fortaleza para visitação aberta ao público.

A Unimed Ceará participou do evento com a divulgação do projeto Bike Vida, com o intuito de esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre o funcionamento e acessibilidade do equipamento.

Desenvolvimento

A Vitrine

Para participar do Janelas CASACOR, a Unimed Ceará também precisou se reinventar. E, para isso, o contêiner utilizado nos atendimentos foi reorganizado para um novo formato: a vitrine.

Assim, a população conseguiu visualizar como o projeto acontece e os equipamentos essenciais para o funcionamento.

Além disso, o projeto ganhou totens de álcool em gel para higienização das mãos do público que visitava o espaço do evento.

A Parede Interativa

Apostando na inovação e em experiências, uma parede interativa foi instalada na parte externa do contêiner para que a população pudesse interagir com segurança, já que para participar não era necessário o toque.

 

A parede interativa foi desenvolvida com sensores de distância ultra sensíveis, ligados com micro filamentos de cobre a uma unidade de processamento de áudio Bare Conductive, para acionamento de áudios de acordo com o ícone escolhido, explicando o serviço realizado pelo pronto atendimento do SAMU via bicicletas – como os números de atendimento, área de cobertura, sustentabilidade e tecnologia empregada.

Os sensores foram posicionados de acordo com o ícone do tipo de informação a ser ouvida, e todo o processo acontecia de forma eletrônica por meio de uma micro placa processada ligada a um conjunto de alto-falantes. As informações visíveis aos pedestres eram apenas o painel, os textos e ícones informando como participar, facilitando o uso para todas as pessoas independente da idade a altura.

O Digital

Para agregar à jornada de inovação interativa, foi disponibilizado um QRCode em um dos totens dentro do evento, direcionando o público para uma a landing page com mais informações sobre o projeto que está ativo há 3 anos. Além das informações sobre o projeto, a landing page também conta com dados importantes para reforçar a importância do BIKE VIDA quando a questão é salvar vidas.


Números do Bike Vida

1.171

atendimentos em 3 anos

31,5

ocorrências por mês (média)

12

atendimentos porparada cardiorrespiratória (PCR)

4 vidas salvas!

em reversão de parada cardiorrespiratória

233

chamadas por ambulância em 3 anos

6 envios de ambulância/mês

em média. Antes do Bike Vida eram 26 envios de ambulância.