Whow! Quando a inovação se torna Transformação!
Vamos falar sobre Inovação? De 24 a 27 de julho, o Whow! Festival de Inovação reuniu em São Paulo diversas pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre o tema nas mais distintas áreas, desde saúde até recursos humanos. Em sua segunda edição, o evento contou ainda com visitas e mentorias, além de debates com personalidades relevantes do mercado brasileiro e também internacional.
A Leme Digital esteve presente e compartilha com você alguns pontos relevantes que estiveram em debate no evento.
Confira abaixo:
A verdadeira Jornada do Consumidor
A verdadeira jornada do consumidor começa antes de entrar na loja e isso já não é novidade, mas ainda falta aos representantes das grandes marcas entenderem que além dos dados digitais é preciso compreender o comportamento real do cliente para então satisfazer as suas necessidades.
O consumidor não quer ouvir as marcas, ele quer ser ouvido por elas. Para os participantes do debate, os responsáveis pelas marcas estão obesos de informação, porém anorexos de insights.
Inovação nas empresas: Como dar o primeiro passo?
A verdadeira inovação está associada a uma mudança de mindset. Isso mesmo! Antes de mudar completamente seus serviços e processos buscando inovar, é preciso mudar a sua forma de entender o sentido da inovação para descobrir como vai aplicá-la aos seus negócios.
É preciso renovar também nossas competências, pois é importante investir em conhecimento para inverter a lógica do valor, não apenas analisando o ROI (retorno sobre o investimento), mas também o ROL (retorno sobre o aprendizado).
Os participantes ainda ressaltaram a importância do Fail Fast para quem está inovando, onde é preciso identificar de forma rápida quando há um erro e torná-lo produtivo, apresentando resultados em cima desse aprendizado para seguir em frente.
Outro ponto importante é que nem sempre a inovação vai estar relacionada a algo totalmente tecnológico. Muitas vezes a inovação acontece na mudança de processos.
Transformação Digital: Sua empresa está fazendo isso do jeito certo?
Transformação digital não é inserir tecnologia. É entender que futuro você quer construir para o seu negócio e seu conceito. O planejamento estratégico deve ser um super aliado para quem busca esse objetivo dentro de uma empresa e não podemos esquecer que o
colaborador precisa ser incorporado a um espírito intra empreendedor, buscando mais empatia e se colocando no lugar do cliente.
De forma resumida, o caminho para a transformação digital requer definição de estratégias, engajamento de colaboradores e líderes para acompanhar e orientar.
Competência não está ligada ao gênero
As mulheres podem – e devem – ocupar cargos de gerência, independente da sua área de atuação. As empresas precisam reconhecer isso e participar ativamente dessa mudança no cenário atual, dando seus méritos, reconhecendo sua importância e também proporcionando oportunidades igualitárias entre os gêneros.
Curtiu? Então a dica é ver como aplicar os pontos acima na sua realidade empresarial e ficar de olho nos próximos eventos de inovação e marketing para se manter sempre atualizado. 🙂