SEO: o que é e como ele pode impulsionar o seu negócio
SEO: o que é e como ele pode impulsionar o seu negócio

SEO: o que é e como ele pode impulsionar o seu negócio

Abreviação para Search Engine Optimization, a sigla SEO diz respeito a um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a tornar um conteúdo relevante nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

Essas técnicas de SEO podem ser aplicadas ao blog de uma empresa, por exemplo, a fim de posicionar suas páginas no topo do ranking de resultados de pesquisa do Google sem custos com anúncios.

Dessa forma, as marcas utilizam a otimização para mecanismos de busca para tornar suas páginas relevantes e atrair um maior fluxo de tráfego orgânico.

Mas, afinal, como aplicar o SEO para alavancar o seu negócio?

A gente explica!

Ranqueamento no Google: como funciona?

Antes de sair aplicando mil e uma técnicas de SEO, é importante entender como funciona o sistema de ranqueamento das páginas do Google. Afinal, é fundamental ter conhecimento sobre como o principal mecanismo de buscas funciona na prática.

De forma geral, o Google atua por meio do Googlebot, um robô que rastreia, indexa e exibe resultados de página com base em um algoritmo. É durante essas três etapas que o mecanismo de buscas vai localizar, filtrar, organizar e exibir a imensidão de páginas existentes na internet.

Apesar de parecer algo simples, o algoritmo do Google considera mais 200 fatores de ranqueamento de páginas. Isso ocorre para que, a cada busca realizada, o mecanismo exiba os resultados mais relevantes para o usuário.

Ainda é preciso destacar que os 200 fatores de ranqueamento do Google não são totalmente conhecidos e que o algoritmo passa por atualizações constantemente.

Assim, para além das boas práticas de otimização e do conteúdo verdadeiramente relevante, não há uma fórmula exata e infalível que garanta que uma página vai alcançar o topo dos resultados de pesquisas.

Logo, quem conquista o tão cobiçado topo do ranking alcança números incríveis. De acordo com o site Backlinko, o primeiro resultado de uma pesquisa exibido no Google obtém cerca de 31,7% de todos os cliques da primeira página.

Quando se trata da segunda página dos resultados de busca, a chance de receber cliques cai para apenas 0.78%. Isso mostra a importância de estar pelo menos entre os dez primeiros resultados para as palavras-chave relevantes para a sua empresa.

SEO e Marketing de Conteúdo

Para colocar a mão na massa e usar o SEO em benefício do seu negócio, é importante que as práticas de otimização não sejam usadas de forma isolada. Afinal, o próprio Google já deixou claro: o principal fator para ranquear páginas é o conteúdo relevante.

Dessa forma, não adianta apenas ter o melhor site e fazer uso das melhores técnicas de SEO. A sua marca precisa investir em conteúdo de qualidade e que possua uma verdadeira relevância para seus usuários.

Uma das melhores estratégias para garantir a relevância do que a sua marca produz e publica é o Marketing de Conteúdo. Como o próprio nome sugere, esse método busca atrair clientes por meio de conteúdo de qualidade, solucionando suas dúvidas e dores.

Juntos, SEO e Marketing de Conteúdo podem oferecer uma estratégia sólida para que a sua empresa alcance grande visibilidade e se conecte com o público.

Confira nosso post: Cases | Como criamos o conteúdo digital do Animados Zoo

seo-negócio-ranqueamento-google-otimização-leme-digital

Como o SEO pode impulsionar o seu negócio

Você já parou para pensar nos benefícios que a sua empresa pode alcançar ao estar no topo dos resultados de busca do Google?

Vamos entender um pouco mais sobre isso!

Atração de tráfego orgânico

Sem dúvidas, um dos principais benefícios para empresas que têm páginas bem ranqueadas no Google é a atração de tráfego orgânico.

Afinal, estar no topo dos resultados do maior mecanismo de busca da atualidade com base na qualidade do conteúdo produzido é contar com uma ampla visibilidade, sem precisar pagar para isso.

Autoridade de marca

Além da visibilidade, estar no topo dos resultados é uma importante forma de conquistar autoridade de marca.

Como já vimos, para estar na primeira página do Google é preciso se destacar na análise de mais de 200 fatores feita pelo algoritmo do mecanismo de busca.

Logo, apenas os melhores e mais relevantes conteúdos alcançaram essa conquista. Se a sua empresa tiver essa relevância, ela se torna referência nos assuntos referentes à sua atuação.

Melhora a experiência do usuário com a sua empresa

Conteúdos relevantes e um site bem estruturado, princípios importantes para um bom SEO, são dois fatores que terão grande influência na experiência dos usuários com a sua empresa.

Afinal, conteúdo sem valor e um site não amigável dificultam a interação com a marca. Consequentemente, isso diminui consideravelmente as chances de usuários serem convertidos a clientes.

Vantagem sobre a concorrência

Quem não é visto, não é lembrado. Esse simples ditado popular expressa muito bem uma das vantagens de ter bom posicionamento de páginas no Google. Assim, se a sua marca está no topo dos resultados, ela facilmente será vista e reconhecida pelo público.

Então, quando um potencial cliente pesquisar pela palavra-chave certa, é a sua empresa que aparecerá para ajudar com as dúvidas e as dores que ele busca resolver. Isso por si só já abre ampla vantagem sobre os seus concorrentes.

SEO na prática: técnicas para aplicar no conteúdo da sua empresa

Como explicamos anteriormente, as técnicas de otimização estão diretamente relacionadas ao conteúdo de uma página e, consequentemente, à forma como ele é estruturado.

Por isso, desde o planejamento até a execução, é preciso ter em mente as boas práticas que deixarão o seu conteúdo adequado não só para o algoritmo dos mecanismos de busca, mas também para o público que o acessa.

Conheça as 10 principais técnicas de SEO aplicadas ao conteúdo:

  • Uso de tags de descrição
  • Uso de palavras-chave estrategicamente
  • Divisão em tópicos e subtítulos
  • Parágrafos curtos e objetivos
  • URLs curtas e semânticas
  • Títulos objetivos e atraentes
  • Inclusão de hiperlinks internos e externos
  • Descrição de imagens com o atributo alt
  • Termos importantes destacados com negrito ou itálico

É importante ressaltar que o uso das técnicas deve ser feito com bom senso e sem exageros.

Um conteúdo repleto de links ou com alta repetição da palavra-chave dificilmente terá bom desempenho nos mecanismos de busca. Isso acontece porque o Googlebot identifica que a otimização foi feita apenas com foco no algoritmo, e não nos usuários.

Aplicando SEO ao site da sua empresa

Além do conteúdo em si, é importante que o site da sua empresa também esteja otimizado para proporcionar uma melhor experiência ao público e, consequentemente, ter relevância para os mecanismos de busca.

Aqui estão 5 práticas de SEO para aplicar ao seu site:

  • Possuir o certificado de segurança SSL/HTTPS
  • Ter um design responsivo e adaptado a dispositivos móveis
  • Otimizar o carregamento de páginas
  • Evitar o uso excessivo de banners e pop-ups
  • Navegação descomplicada e intuitiva

Lembre-se: a experiência do usuário com o conteúdo deve ser positiva como um todo. Assim, ter um site amigável será fundamental para que a sua empresa tenha um bom desempenho com os mecanismos de busca e seus usuários.

seo-search-engine-optimization-seo-google-leme-digital

Viu como criar o conteúdo certo (e da forma certa) para a sua empresa requer um processo de planejamento e estratégia? Os benefícios são incríveis, claro, mas o caminho até atingir o topo de relevância é longo.

E se você valoriza a importância do conteúdo para a sua estratégia de Marketing, mas não sabe bem como colocar isso em prática de forma assertiva, conte com a Leme! A nossa equipe está pronta para ajudar a impulsionar o seu negócio.

Preencha o formulário abaixo e aguarde o nosso contato. Estamos ansiosos para bater um papo com você!







    Juliana Teixeira

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência e interesse em Marketing Digital, Produção de Conteúdo e Redes Sociais.

    Mais conteúdos: