Campanha publicitária: do planejamento à execução
Campanha publicitária: do planejamento à execução

Campanha publicitária: do planejamento à execução

Apesar das várias mudanças no mercado de marketing nos últimos anos, realizar uma campanha publicitária ainda é uma das melhores formas de atingir um público-alvo de forma assertiva. É por meio dessas campanhas que as marcas buscam, por exemplo, reforço de imagem, aumento de vendas e visibilidade.

Com os clientes da Leme não é diferente! É o caso da Maris Pescados, empresa que há mais de duas décadas é referência na produção e distribuição de pescados congelados. Durante dois meses, nossa equipe estratégica esteve trabalhando ativamente na campanha de Páscoa 2021 da Maris, data comemorativa de maior relevância comercial para a empresa.

Vamos te contar um pouco mais sobre isso!

Maris Pescados: bastidores e estruturação da campanha de Páscoa 2021

maris pescados logo

Com o desafio de produzir a primeira campanha nacional na história da Maris em uma data comercial tão importante para a empresa, a equipe Leme desenvolveu um planejamento estratégico completo e executou etapas importantes para garantir os melhores resultados.

Confira abaixo quais os 7 passos para estruturar a sua campanha publicitária, do planejamento à execução, com base na campanha de Páscoa 2021 da Maris Pescados.

1. Briefing

Antes de iniciar qualquer ação acerca da campanha publicitária é necessário realizar a elaboração de um briefing. É por meio desse documento que, junto ao cliente, são alinhados os principais detalhes sobre tudo que será executado nas próximas etapas.

Entre os principais tópicos a serem abordados em um briefing de campanha, podemos citar:

  • Objetivo
  • Produto/Serviço
  • Público-alvo
  • Canais e veiculação
  • Mercado
  • Concorrentes
  • Estratégias
  • Prazos

Para a campanha de Páscoa 2021 da Maris Pescados, o principal objetivo foi estimular nacionalmente o consumo de camarão da marca durante as celebrações da data comemorativa. A partir dessa e das demais informações do briefing, iniciaram-se as primeiras práticas para colocar a campanha em ação.

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2. Orçamentos

Dando seguimento à produção da campanha, é preciso iniciar o contato com os diversos fornecedores. É nesta etapa que a equipe de mídia entra em ação para solicitar os orçamentos de tudo que vai fazer parte da campanha.

No caso da campanha de Páscoa 2021 da Maris Pescados, alguns dos orçamentos necessários envolviam a produtora de vídeos, locação de ambiente para gravação e até mesmo os itens para compor os press kits.

3. Mapeamento de influenciadores

Atualmente não podemos falar de campanhas publicitárias sem falar neles: os influenciadores digitais. Com comunidades engajadas e um grande poder de persuasão, os influencers são uma força que pode potencializar qualquer campanha.

Porém, a escolha dos influenciadores digitais deve ser estratégica. Afinal, em um mundo digital tão diverso, quais influencers têm o perfil alinhado à mensagem e aos objetivos da campanha? Para responder essa pergunta, mapeamos, selecionamos e contatamos as pessoas certas!

Confira nosso post: Influenciadores Digitais: 3 motivos para utilizar nas ações de Marketing

4. Roteiro e gravações

Durante o briefing da Páscoa 2021 da Maris Pescados, ficou definida a produção de um vídeo principal de lançamento da campanha. Para isso, o ator e humorista Tirullipa foi a personalidade escolhida para estar à frente da Maris.

Durante a pré-produção, o roteiro do vídeo foi pensado especialmente para alinhar os objetivos da Maris ao estilo único de Tirullipa. Com sacadas rápidas e bom humor, durante o vídeo o humorista interagiu com o mascote da marca para transmitir ao público uma mensagem simples, mas objetiva: “Leve Maris para a sua Páscoa”.

Nas gravações, que nesta campanha se estenderam por uma tarde completa, também é fundamental contar com uma equipe especializada em audiovisual para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. É nesta hora que entra em ação a produtora de vídeos que, além de atuar nas gravações, ainda é responsável pela pós-produção de todo o material.

Além do vídeo principal, nesta etapa de gravações também é importante produzir materiais secundários úteis à campanha. No caso da Maris Pescados, a imagem do humorista Tirullipa ainda foi usada em mini takes de apoio ao vídeo principal, além de fotos produzidas para uso em anúncios e demais peças publicitárias.

Bastidores da campanha de Páscoa da Maris Pescados com o humorista Tirullipa

5. Produção, validação e veiculação

Agora é hora de falar de um dos pilares fundamentais de qualquer campanha: a produção de conteúdo. É nesta etapa que são produzidos todos os materiais que serão usados durante a campanha, seja de forma orgânica ou paga.

Na campanha da Maris Pescados, alguns dos conteúdos produzidos foram:

  • Posts para feed
  • Reels
  • Stories
  • Cartão para press kit
  • Peças de anúncio
  • Ebook de receitas

Após validação do conteúdo pelo cliente, a veiculação da campanha é iniciada nos canais já definidos anteriormente no briefing.

6. Acompanhamento

Com a campanha no ar, é preciso fazer um monitoramento constante de performance. Para isso, é necessário acompanhar desde o desempenho de posts e anúncios, até o retorno do público em relação ao conteúdo que está sendo veiculado.

Esse acompanhamento é importante para garantir que a campanha siga dentro do esperado durante todo o período de veiculação. Se for preciso, são feitos ajustes a fim de manter o bom desempenho das ações da campanha.

7. Mensuração e relatorização

Após o encerramento da campanha, ainda é necessário mensurar e relatorizar os principais dados referentes às ações executadas e os resultados obtidos.

Esta etapa é importante e não deve ser ignorada, pois além de apresentar os resultados ao cliente, a visão geral da campanha também poderá ser útil para gerar insights de ações futuras.

 

Ufa! Viu quantas etapas são necessárias para colocar no ar uma campanha publicitária bem planejada?

Com base na estruturação da campanha da Maris, você pode fazer adaptações e ajustes que se adequem às necessidades da sua empresa e à campanha que deseja executar.

Mas se você quer ter êxito na campanha da sua empresa sem precisar se preocupar com cada um desses detalhes, conte com a Leme! A nossa equipe está pronta para planejar e executar as melhores estratégias para o seu negócio.

Preencha o formulário abaixo e pronto! Nós entraremos em contato com você!







    Juliana Teixeira

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência e interesse em Marketing Digital, Produção de Conteúdo e Redes Sociais.

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