Cases | Como criamos o conteúdo digital do Animados Zoo
Marketing de Conteúdo é uma das expertises da Leme Digital e nós fomos responsáveis, em conjunto com o departamento de Marketing da marca, pela criação do conteúdo digital do Animados Zoo. A linha de biscoitos do Grupo M. Dias Branco possui atuação nas regiões Centro-Norte e Nordeste.
Os produtos da marca são direcionados para o público infantil, porém, não poderíamos falar com crianças na nossa comunicação. Dessa forma, começamos a produzir conteúdo digital com foco nos pais.
Quais foram os diferenciais ao preparar o planejamento de conteúdo digital para o Animados Zoo?
1 – Criar um conteúdo digital infantil sem falar com as crianças
Por questões legais a marca não pode se comunicar diretamente com o público infantil. Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva por se aproveitar da baixa capacidade de avaliação crítica da criança.
O argumento é sustentado com base no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, portanto, sempre tivemos a consciência de que o conteúdo do Animados Zoo não deveria se comunicar diretamente com esse público, mas sim com os pais (em especial as mães, que representam a maior parcela de fãs da página no Facebook).
Essa comunicação com os pais se apresentou principalmente no conceito de cada ideia e na construção do texto das peças e das legendas. Para isso, convidamos os pais a comentarem sobre os seus pequenos, contar uma história, um momento memorável ou uma atividade para realizar com as crianças.
2 – Ter conteúdo digital relevante dentro do universo de relacionamento de pais e filhos
O conteúdo lúdico não pôde ser deixado de lado, afinal Animados Zoo é um um mundo mágico de sabor e diversão e era necessário trazer os pais de volta ao universo infantil.
O desafio de adentrar nesse universo para produzir conteúdo foi interessante pois nos permitiu lembrar dos melhores momentos da infância. Além disso, para aumentar o repertório de insights para a marca ficamos de olho no que estava em alta no quesito jogos, brincadeiras, filmes, dentre outros.
Saber os interesses da buyer persona em relação ao que o conteúdo digital podia oferecer também foi de extrema importância. Um exemplo disso foi a abordagem acerca do tema culinária envolvendo os biscoitos Animados Zoo, com a responsabilidade de trazer a criança para perto dos pais e transformar esse momento na cozinha em um grande aprendizado e diversão.
3 – Unir as ideias de conteúdo digital aos 20% do Facebook
Utilizamos anúncios no Facebook para que as publicações alcançassem um público segmentado, de acordo com as campanhas digitais. Dessa forma, todas as peças produzidas para a rede social deveriam contar com os 20% de texto permitidos pelo Facebook para postagens impulsionadas. Com a ajuda de algumas técnicas de construção de layouts, onde a principal delas era sintetizar a ideia e trabalhar com a menor quantidade de texto (sem perder o mote da peça), conseguimos alcançar os resultados esperados. Como estratégias de marketing de conteúdo foram produzidos e-books, vídeos de receitas, vídeos de DIY, QUIZ, além de séries de posts especiais relacionados às datas comemorativas, além do conteúdo diário que envolviam os produtos Animados Zoo e dicas.
Com o retorno do público, conseguimos feedbacks importantes para o planejamento dos próximos conteúdos, transformando o Animados Zoo em mais um case de marketing de conteúdo. Com persistência, estudo e muita prática a gente conseguiu levar essa bola no peito e tocar pro Tereko chutar pro fundo do gol.Se você possui uma empresa e quer aumentar a presença online da sua marca com estratégias eficazes, entre em contato com a Leme Digital para agendar uma reunião. Vamos adorar te receber por aqui!